Media >Notícias
Negócio

Mota-Engil assume gestão e operação de portos no Malawi 

25.09.2013

A gestão dos Portos de Chipoka, Chilumba, Nkhata-Bay e Monkey Bay, localizados ao longo do lago Malawi, foi atribuída por 35 anos à Malawi Ports Company, subsidiária da Mota-Engil neste País.

O representante da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas do Governo do Malawi, James Chirwa, referiu que “o setor portuário é prioritário” e que o acordo alcançado promoveu a entrada de investimento estrangeiro, potenciando um sistema de transportes marítimos mais eficiente para bens e pessoas.

O responsável executivo da Mota-Engil neste mercado, José Dinis, confirmou a satisfação mas também a responsabilidade que constitui para a empresa assumir os enormes desafios que resultam da necessária reabilitação dos portos de forma a torná-los mais eficientes. Para o responsável da empresa é vital tornar mais barato o transporte de mercadorias por via marítima.

A empresa do Grupo Mota-Engil integrou 79 trabalhadores locais que prestavam serviços nestes portos, assegurando assim os postos de trabalho. Está também previsto um investimento em formação técnica e novos equipamentos para melhorar a operacionalidade dos portos. José Dinis assegurou ao Governo do Malawi que a Mota-Engil irá efetuar o investimento adequado para a melhoria dos serviços portuários e da sua competitividade, garantindo que os Portos estarão devidamente modernizados e de acordo com a regulamentação local e internacional.