Fundador do Grupo Mota-Engil homenageado em Celorico de Basto
Manuel António da Mota, fundador do Grupo Mota-Engil, foi homenageado na sua terra natal, no dia em que se assinalava o 101º aniversário do seu nascimento.
08.06.2014
O fundador do Grupo Mota-Engil, Manuel António da Mota, recebeu uma homenagem póstuma por parte do município de Celorico de Basto no dia 8 de junho, na freguesia de Codeçoso, de onde era natural. A homenagem consistiu numa eucaristia na Igreja de Santo André, na mudança de nome do Centro Social de Codeçoso para Centro Social Manuel António da Mota, e na inauguração de uma escultura com a imagem do homenageado no jardim da instituição.
Num discurso emocionado, o filho António Mota, atual Presidente do Conselho de Administração do Grupo, agradeceu a homenagem ao pai, recordou alguns ensinamentos que recebeu e lembrou o espirito solidário de Manuel António da Mota, que ajudou a criar milhares de postos de trabalho.
Presentes na cerimónia estiveram também as três filhas de Manuel António da Mota, também atuais acionistas de referência do Grupo Mota-Engil, o Secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Agostinho Branquinho, o Presidente da Câmara de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, e o arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, entre outras individualidades.