A presença no setor do Ambiente foi iniciada em 1994 em Portugal através da SUMA, no segmento de gestão e recolha de resíduos urbanos e industriais, limpeza urbana e educação ambiental, a que agregou competências em 2015 com a EGF, empresa líder no setor, detendo tecnologia de vanguarda europeia no tratamento e valorização de resíduos, bem como na produção de energia através da central de valorização energética e da captação de biogás em aterro.
Hoje, a Mota-Engil Ambiente coordena os projetos neste setor. Como líder no mercado português de gestão de resíduos e com um contínuo investimento na modernização tecnológica, a Mota-Engil Ambiente está presente em toda a cadeia de valor, desde a limpeza urbana à recolha, tratamento e valorização de resíduos, com unidades industriais e tecnológicas dedicadas à reciclagem, triagem seletiva, valorização energética de resíduos (incineração e biogás) e valorização orgânica.
A nível internacional, a Mota-Engil desenvolve atividades neste setor em Angola (Vista Waste), Moçambique (Ecolife), Brasil (SUMA Brasil), Oma (EcoVision) e Costa do Marfim (Eco Eburnie e Clean Eburnie).