Em alinhamento e concertação com a estratégia e políticas de sustentabilidade do Grupo Mota-Engil, em que a valorização do fator humano constitui aspeto de capital importância, o programa “Comunidade Mota-Engil”, por via das várias linhas de apoio que o compõem, procura ir ao encontro das principais necessidades com que se debatem os trabalhadores e suas famílias de menores rendimentos e que devem por isso merecer especial atenção.
Atuando como parceiro estratégico do Grupo, a FMAM procura apoiar e valorizar o capital humano da comunidade interna da empresa, dando resposta aos seus problemas e voz às suas aspirações, através de um conjunto de sete programas:
BOLSAS DE ESTUDO
Visa favorecer uma política de igualdade de oportunidades, que contribua para elevar os patamares de qualificação dos jovens e sirva de estímulo ao seu desempenho académico. Tem como objetivo apoiar o acesso ao ensino superior para os filhos dos colaboradores de menores recursos económicos, através da atribuição de bolsas. O valor da bolsa é de 3 000€ por ano e beneficiário.
FUNDO 1+2
Atua em complemento do Fundo de Apoio Social visando dar resposta a emergências que impliquem gastos urgentes para os quais o trabalhador não tenha capacidade financeira e coloquem em risco a dignidade humana.
PROGRAMA “PRIMEIRA INFÂNCIA”
Apoio em creche, que visa facilitar a frequência de creches através de bolsas de apoio ao pagamento das respetivas mensalidades para os trabalhadores de menores recursos económicos. Oferta de um “Kit Bebé” composto por um conjunto de bens essenciais, “amigos do ambiente”, aos primeiros cuidados na infância e pela oferta de um “cheque-farmácia”, a todos os trabalhadores que sejam pais ou mães, independentemente da sua condição económica.
CONSULTÓRIO FINANCEIRO
Este programa tem como objetivo prestar apoio a pessoas em situação de sobre-endividamento ou em risco de desequilíbrio financeiro, através de um diagnóstico financeiro ou apoio na recuperação financeira.
FUNDO SAÚDE+
Apoio na aquisição de medicamentos sujeitos a receita médica e comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde, por parte dos colaboradores e respetivos membros do seu agregado familiar, financiando a componente não comparticipada.
FUNDO DE APOIO SOCIAL
Destina-se especialmente a acorrer a eventualidades verificadas na esfera pessoal ou familiar dos colaboradores de que possa resultar a privação inesperada de rendimentos ou acréscimo de despesas suscetíveis de colocarem em risco a segurança e estabilidade económica do trabalhador ou da sua família.