Responsabilidade Social
O Grupo Mota-Engil tem entre os seus valores um profundo sentimento solidário resultante do legado do seu fundador, reconhecido como um empresário de profunda visão e espírito filantropo, existindo uma preocupação permanente de manter os valores culturais e a identidade empresarial assente numa participação de cidadania ativa e responsável na sociedade.
Assim, e para dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelos colaboradores da Mota-Engil ao longo da sua história e honrar a memória inspiradora de Manuel António da Mota, foi constituída em dezembro de 2009 a Fundação Manuel António da Mota, que tem como mecenas exclusivo o Grupo Mota-Engil, de forma a preservar o espírito dos seus fundadores, pessoas coletivas do universo empresarial Mota-Engil e da Família Mota, contribuindo assim e de forma decisiva para o reforço e consolidação da sua estratégia de Responsabilidade Social.
PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO GRUPO MOTA-ENGIL
O Programa de Responsabilidade Social do Grupo Mota-Engil visa dar expressão organizada à Visão, Estratégia e ao Compromisso e Adesão do Grupo aos princípios do desenvolvimento sustentável.
Estabelecendo como objetivo estratégico e eixo fundamental de intervenção o apoio ao desenvolvimento social, educativo, cultural e ambiental das comunidades onde se insere, o Grupo Mota-Engil reforça o relacionamento com as suas partes interessadas no quadro de uma cidadania empresarial ativa e participativa.
Esta abordagem metodológica afigura-se crucial para dar uma resposta mais eficiente aos problemas através da articulação e concertação de esforços numa lógica de complementaridade e estrategicamente orientada para intervir em áreas onde o setor público ou privado apresentam maiores dificuldades de cobertura.
Desta forma, o Programa de Responsabilidade Social encontra-se estruturado através da adoção de um conjunto de objetivos gerais em que se traduz a sua concretização.
OBJETIVOS GERAIS:
Criação de valor com base nas melhores práticas internacionais
- Criar valor na perspetiva do acionista e da sociedade em geral.
- Abordagem preventiva e prospetiva dos riscos decorrentes dos impactos económicos, sociais e ambientais do negócio integrando-os no modelo global de gestão.
- Cultura baseada na qualidade, rigor e orientação para o cliente.
- Aumentar a produtividade e eficiência de processos visando atingir elevados níveis de desempenho operacional de acordo com as melhores práticas internacionais e de mercado.
Eco-eficiência e Inovação
- Fazer mais com menos reduzindo o consumo de recursos e incrementando a eficiência na sua utilização.
- Procura constante de melhorias no plano ambiental que potenciem paralelamente benefícios económicos.
- Forte incentivo à inovação como fator crítico de aumento da competitividade estimulando o crescimento, diversificação e criação de novas oportunidades de negócio.
Proteção do meio ambiente
- Minimizar o impacto ambiental das atividades do Grupo integrando a perspetiva ambiental nos processos e sistemas de gestão.
- Promover e participar em iniciativas de sensibilização e preservação dos valores ambientais.
Ética empresarial
- Observância de critérios éticos na promoção dos valores, cultura e modelo de gestão do Grupo.
- Respeito pelas pessoas e pelos seus direitos.
Diálogo com as partes interessadas
- Transparência e abertura no relacionamento com as partes interessadas.
- Comunicação regular e sistematizada com as partes interessadas visando auscultar e integrar as suas preocupações.
- Relato objetivo e credível do desempenho económico, social e ambiental.
Gestão do capital humano
- Traduzir a dimensão humana e o respeito pelas pessoas na estratégia e políticas de gestão de recursos humanos.
- Valorizar o emprego e a progressão na carreira, estimulando a aquisição de competências através da formação contínua e da aprendizagem ao longo da vida.
- Criar condições de trabalho motivadoras e compensadoras mediante políticas remuneratórias e de incentivo que favoreçam a excelência e o mérito.
- Garantir os mais elevados padrões de saúde e segurança no trabalho.
- Adotar práticas de recrutamento e seleção não discriminatórias e que promovam a igualdade de oportunidades.
- Apoiar ativamente a transição da escola para a vida ativa promovendo a formação qualificante.
- Estimular o envelhecimento ativo visando o equilíbrio geracional dos recursos humanos no quadro de uma política laboral responsável e socialmente sustentável.
Apoio ao desenvolvimento social
- Apoiar iniciativas de carácter social, educativo, cultural e ambiental promovidas ou em parceria com entidades externas.
- Contribuir através da ação mecenática para o desenvolvimento sócio-económico das comunidades onde desenvolve a sua atividade.